Sempre Um Papo abre série de 25 encontros patrocinados pela Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, no segundo semestre de 2014, em Belo Horizonte e 11 cidades do interior do Estado. Todos os encontros com os escritores serão gravados e posteriormente disponibilizados no site www.sempreumpapo.com.br. O projeto conta com o apoio do Itaú. Em Belo Horizonte, a programação ocorre na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes e começa nesta terça-feira (dia 05/08), às 19:30. Miriam Leitão - premiada jornalista e escritora - é a primeira convidada.
Sempre Um Papo com Miriam Leitão
No evento de abertura, Miriam Leitão debate e lança os livros infantis: A Menina de Nome Enfeitado (2014) e A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos, obra que marcou, em 2013, a bem-sucedida estreia da autora na literatura infantil, ambos da editora Rocco Pequenos Leitores. No encontro, a jornalista também autografa e fala sobre o livro Em Tempos Extremos (Editora Intrínseca), primeiro romance dessa mineira de Caratinga.
O evento tem entrada gratuita e acontece sob a mediação do idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.
A Menina de Nome Enfeitado (Rocco Pequenos Leitores)é o segundo livro infantil de Miriam Leitão. A história se passa em um sítio, onde tia e sobrinha brincam com letras para falar às crianças do mágico mundo da leitura. As belas ilustrações de Alexandre Rampazo complementam a narrativa, criando um ambiente de imaginação e leveza para o caso de Nathália, uma menina "muito sabida e bonita" que está deslumbrada com o fato de que, juntas, as letras formam palavras. A menina, no entanto, está encucada com uma letrinha que ela não atina para que serve: o "h". As duas passeiam pelo sítio vendo nos ninhos de passarinhos e no caminho da mata, na chuva e nas galinhas, que o "h", que parece sem som, é indispensável na língua portuguesa. É para ajudar as crianças na fase da alfabetização, mas o sentido maior da aventura de tia Nininha e a sobrinha Nathália é mesmo seduzir as crianças para o maravilhoso mundo da leitura.
Livro: A Menina De Nome Enfeitado / Páginas:32 / Preço : R$ 29,50
A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos (Rocco Pequenos Leitores)é o livro que marcou a estreia de Miriam Leitão na literatura infantil, em 2013, mostrando sobre a sua paixão por pássaros, ecologia e sustentabilidade. Dona de uma fazenda que é um verdadeiro santuário para as mais variadas espécies de aves, a autora se inspirou em fatos ocorridos no local para escrever a narrativa. No livro, sabiás, andorinhas, beija-flores, canarinhos-da-terra, coleirinhos e tantas outras espécies vivem soltos, em meio à natureza, na fazenda Brejo Novo. Mas nem por isso a vida desses pequenos cantadores é fácil: além do medo natural de humanos e das aves maiores, eles também sofrem com a falta de árvores, conforme sua população vai aumentando. Plantadores natos, eles carregam em seus bicos sementes mil, espalhando-as pela terra – no entanto, os bois e agricultores sempre acabam destruindo as mudas assim que elas começam a crescer, impedindo que a mata cresça. Decididos a aumentar a área verde da fazenda, os passarinhos se reúnem e decidem chamar a atenção dos donos da propriedade para o seu problema. A ideia é ousada: organizar um grande concerto ao redor da casa dos humanos e cantar bem alto para sensibilizá-los. Será que sua música será compreendida e eles serão ajudados? Dona da propriedade que dá nome à fazenda citada no livro, localizada em Minas Gerais, Miriam Leitão e seu marido, Sergio Abranches, foram, com o tempo, se apaixonando pelos passarinhos que também moravam por ali. Para protegê-los, criaram a Reserva Particular do Patrimônio Natura. Atualmente, a RPPN abriga mais de 156 espécies de pássaros. Uma certa manhã eles cantaram tão lindo que a ideia do livro nasceu. Aprovado pela pequena Mariana, neta de Miriam, e com delicadas ilustrações de Rubens Matuck, A Vida Perigosa dos Passarinhos Pequenos promete encantar o público mirim e ensiná-lo sobre as maravilhas da flora e fauna brasileiras.
Livro: A Perigosa Vida Dos Passarinhos Pequenos / Páginas:52 Preço: R$ 34,50
Sempre Um Papo
Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos Cultura Para a Educação, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa Ler Convivendo, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim Mondolivro – o blog sonoro da literatura.
A programação das demais cidades contempladas pela série e outros encontros do projeto ficam disponíveis no site www.sempreumpapo.com.br.
SERVIÇO
Evento: Sempre Um Papo com Miriam Leitão
Data: 05 de agosto
Horário: 19:30
Local: Sala Juvenal Dias (Avenida Afonso Pena 1.537)
Entrada gratuita.
Mais informações pelo telefone (31) 32611501 e no site www.sempreumpapo.com.br.
Evento: Sempre Um Papo com Miriam Leitão
Data: 05 de agosto
Horário: 19:30
Local: Sala Juvenal Dias (Avenida Afonso Pena 1.537)
Entrada gratuita.
Mais informações pelo telefone (31) 32611501 e no site www.sempreumpapo.com.br.