![]() |
Foto: Divulgação |
O Festival SACI – Sociabilização, Arte e Cultura na Infância – realiza no dia 10/08, de 15 às 17 horas, no MMGerdau - Museu das Minas e do Metal, a oficina Contos de Sombra e Luz do Grupo Giramundo.
O evento é realizado numa parceria entre a Joaquina Cultura (Mônica Simões), Mercado Moderno (Keyla Monadjemi), Malab Produções (Aluizer Malab), e conta com patrocínio da Gerdau e da Oi e apoio do MMGerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Oi Futuro e Bebê Básico. O projeto tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
O Teatro de Sombras é uma das formas (gênero) mais antigas e belas de representação do teatro com bonecos, e suas manifestações remontam ao Wayang Kulit de Bali, Indonésia; Karagöz e Hacivat do teatro turco e o teatro de sombras chinês. Personagens, objetos e cenários, concebidos em suas formas mais típicas, têm uma elaborada e demorada confecção. As técnicas, transmitidas de geração em geração, trabalham a pele animal até que esta se torne "transparente" ou se utiliza a seda (tecido) ou o papel. Em outra etapa, a pele, o papel ou a seda, são recortados tomando a forma do personagem pretendido e trabalhados a partir da feitura de minúsculos furinhos e recortes por onde a luz passará, projetando a sombra. Algumas peças, de tão transparentes, permitem a passagem de luz e trabalhadas em cores, refletem figuras coloridas.
Nesta oficina, o Giramundo Teatro de Bonecos ensina uma das técnicas de recorte, utilização e manipulação. Pequenos bonecos com articulação saem do papel e ganham vida na tenda montada pelo Grupo.
POR QUE SACI?
O Festival tem a força da imagem do Saci como um grande símbolo de resistência da infância brasileira. O Saci é um mito do nosso país, ele muda o imaginário infantil e agrega também imagem importante como defensor da floresta. Mas, nosso SACI se insere no imaginário desta criança contemporânea. Vale lembrar que o Saci da lenda é um ícone do imaginário brasileiro e traz uma gama de simbologias eternamente contemporâneas, como são os clássicos. Inserido por Monteiro Lobato no Sitio do Pica-Pau Amarelo, em 1922, o Saci é um dos principais personagens das histórias e da memória brasileira. Muito de bem com vida, carrega o índio, o negro e no seu gorro o europeu.
SERVIÇO
Atração: Festival SACI apresenta oficina do Giramundo
Data: dia 10 de agosto
Horário: de 15 às 17 horas
Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Classificação: A partir dos 9 anos
Capacidade: 20 alunos
Gratuita
Inscrições pelo telefone (31) 3227-7331 e no site www.festivalsaci.com.br.