![]() |
Foto: Georgia Branco |
Em setembro, o Diversão em Cena Arcelor Mittal, em parceria com o Música para Crianças, da Artelivre Produção e Comunicação, preparou uma dobradinha para os baixinhos e grandinhos de BH e Sabará. Movida pela curiosidade infantil, o musical O Menino Teresa retrata, com sensibilidade, identidades, padrões, igualdades e desigualdades. As apresentações serão realizadas nos dias 27, no Teatro Municipal de Sabará, e 28, no Teatro Bradesco, na capital mineira.
Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a atriz Cláudia Missura é Teresa, uma menina com muita convicção e ingenuidade, pronta para desvendar os mistérios que envolvem os costumes e hábitos do mundo masculino.
A ideia de uma menina virar, momentaneamente, menino, conquistou plateias de todo o país e foi vencedora dos Prêmios APCA e FEMSA, de melhores atriz e cenário, produzido por Marisa Bentivegna. O musical também foi selecionado pelo programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2013/2014 para percorrer capitais brasileiras com o espetáculo. Os figurinos são de Verônica Julian.
No roteiro, uma brincadeira de caça ao tesouro, na qual Teresa organiza uma expedição e segue para o quarto escuro e abandonado dos meninos. A garota aparece em cena com suas dúvidas e certezas, seus pensamentos e suas atitudes sobre as questões do gênero. Ao seu lado, a personagem representada pela compositora e instrumentista Tata Fernandes, toca e canta para ajudar a protagonista a entender o universo masculino.
Teresa descortina um mundo em que há mais igualdades do que diferenças, sempre com seu caderno de anotações, no qual faz um detalhado placar entre os sexos. No espetáculo, vale mais a diversão do que as certezas dos adultos, trazendo os desafios da infância em investigar o mundo, o outro e a si mesmo.
O Menino Teresa é um convite para falar sobre a identidade e discutir padrões, ou a falta deles: um bate-papo com o público ao final das apresentações é propomos por isso.
O espetáculo já foi adaptado para a linguagem televisiva, no especial veiculado pela TV Cultura, e se transformou em série, de oito episódios, no suplemento Folhinha, do jornal Folha de São Paulo. A história de Teresa também pode ser lida no livro Os Mundos de Teresa, escrito por Marcelo Romagnoli.
Banda Mirim
Com sede em São Paulo, a Banda Mirim completa 10 anos de atividade. O grupo é integrado por atores, músicos, cantores e artistas circenses, que se destacam em espetáculos dedicados ao público infanto-juvenil. Desde a sua criação, as peças produzidas traduzem a poesia para o universo das crianças e contabilizam mais de 100 mil espectadores, 600 apresentações, dois CDs, dois especiais para TV e uma série para jornal. Dentre os seus trabalhos, os premiados Felizardo, Sapecado, Espoleta, Rádio Show e o Fantasma do Som.
Diversão em Cena
Considerado um dos principais projetos do gênero infantil no Brasil, o Diversão em Cena ArcelorMittalé viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como objetivo contribuir para formação de público com espetáculos de qualidade. A programação completa está disponível no site www.diversaoemcena.com.br.
SERVIÇO
Espetáculo: O Menino Teresa– Banda Mirim
Classificação Livre – Recomendado a partir de 5 anos.
Duração: 50 minutos.
Texto e Direção: Marcelo Romagnoli. Elenco: Cláudia Missura e Tata Fernandes. Músicas: Tata Fernandes. Luz e Cenário: Marisa Bentivegna. Figurino: Verônica Julian. Fumaça. Produção: Andrea Pedro.
Data: 27 de setembro – Sábado
Horário: 16 horas
Local: Teatro Municipal de Sabará | Rua Dom Pedro II, s/nº - Centro
Acesso gratuito
Data: 28 de setembro – Domingo
Horário: 16 horas
Local: Teatro Bradesco | Centro Cultural Minas Tênis Clube - Rua da Bahia 2244 – Lourdes
Entrada: 10 reais (inteira)
*Funcionamento da bilheteria: segunda a sábado das 12 às 21 horas, e domingo, das 12h às 19 horas. Telefone: 3516-1360